Saiba como denuncia maus tratos


Diga NÃO aos maltradtos de animais.
Conheça a lei
No Brasil, existe uma lei federal que dita os parâmetros que devem ser seguidos em casos de necessidade de proteção aos animais. É a Lei Federal dos Crimes Ambientais, Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.
O artigo 32 cita como crime: praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena será de 3 meses a 1 ano de prisão e multa, aumentada de 1/6 a 1/3 se ocorrer a morte do animal.
Além da lei dos crimes ambientais, existe o decreto-lei nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais. Há ainda a Constituição Federal de 1988, que em seu artigo 225, parágrafo 1°, cita que cabe ao Poder Público:
VI  promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente;
VII  proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
Acompanhe a seguir algumas ações consideradas maus-tratos contra animais:
 Não dar água e comida diariamente.
 Manter preso em corrente.
 Manter em local sujo ou pequeno demais para que o animal possa andar ou correr.
 Deixar sem ventilação ou luz solar, ou desprotegido do vento, sol e chuva.
 Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido.
 Obrigar a trabalho excessivo ou superior à sua força.
 Abandonar.
 Ferir.
 Envenenar.
 Utilizar para rinha, farra do boi, etc.
Para ter pleno conhecimento da legislação em prol dos animais, incluímos neste manual a íntegra da Lei nº 9.605 dos Crimes Ambientais e o Decreto-lei nº 24.645/34.

Como denunciar
3.1 Identifique o agressor
Investigue e certifique-se da veracidade dos maus-tratos. Sempre que possível, converse com o agressor, salientando o fato de que ele está cometendo um crime. Aja de maneira objetiva, mas com educação. Tenha em mente que o seu objetivo é o bem-estar do animal.
Em caso de atropelamento ou abandono, anote a placa do carro para identificação no Detran. Chame a polícia militar (disque 190): cabe a ela ir ao local do crime e registrar a ocorrência, sendo responsável pelo policiamento ostensivo.

3.2 Pesquisa
Após averiguar a existência de maus-tratos ao animal, reúna a maior quantidade de informações que conseguir. Colha evidências, testemunhos e observações que comprovem a situação.
Em caso de envenenamentos, providencie os seguintes exames para encaminhar à delegacia: exame de necropsia com indicação de maus-tratos, exame macroscópico do corpo, exame toxicológico.
Esses exames devem ser solicitados por veterinário e a solicitação deve ser assinada e carimbada com a identificação do número do CRMV.
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que atropelou ou abandonou o animal, laudo ou atestado veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar tanto na Delegacia quanto no Ministério Público.
 


Apoio jurídico
Caso você queira orientação e acompanhamento jurídico, entre em contato com profissionais da área ligados à causa animal:
 Dra. Denise Valente  denise@direitoanimal.org / direitoanimal@yahoo.com.br (São Paulo/SP)
 Dra. Cristina Greco  ninagreco@uol.com.br (Santo André/SP)
Dr. Daniel Braga Lourenço  daniel@lourenco.adv.br (Rio de Janeiro)
Promotores de Justiça Dr. Luciano Santana  lucianor@mp.ba.gov.br  (Salvador/BA)
 Dra. Vânia Tuglio  vmtuglio@mp.sp.gov.br (São Paulo/SP)
 Dr. Laerte Fernando Levai  laertelevai@uol.com.br  (São José dos Campos/SP)


Vá à delegacia
Para denunciar o caso, dirija-se à delegacia mais próxima de sua residência e use como base o artigo 32 da Lei n° 9.605 referente a crimes ambientais: "Praticar ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos".
É importante estar ciente da lei à qual o crime se refere, pois, no caso de uma delegacia comum, nem sempre o encarregado no momento tem conhecimento da legislação. Caso considere necessário, tenha em mãos uma cópia da lei.
Assim que o escrivão ouvir seu relato sobre o crime, será feito o boletim de ocorrência (BO) ou um termo circunstanciado (TC). Peça uma cópia. Acompanhe o processo: guarde a cópia do BO ou TC com você. A autoridade policial enviará uma cópia desses documentos para o Juizado Especial Criminal para que o acusado seja processado. Se você não puder acompanhar o andamento do processo, peça ajuda a uma instituição de defesa animal, fornecendo-lhes cópia do BO ou do TC. Algumas entidades possuem advogados para garantir que o acusado seja processado e, se for o caso, punido.

Denúncia via Internet


Para informações sobre MP de cada estado, acesse: www.pgr.mpf.gov.br
No site da Polícia Militar Ambiental – www.pmambientalbrasil.org.br  – existe uma relação das unidades de cada estado nas quais podem ser feitas as denúncias

12 comentários:

  1. tem um cachorro perto da minha casa que apanha todo dia preciso de ajuda urgente socorro meu telefone e 22893205 ou 38993308 meu nome e rosane

    ResponderExcluir
  2. tem um cachorro da raça shi tsu ele fica preso numa coleira com um fio de eletricidade preso na coluna do telhado no sol não tem como ele se locomover quando o sol esta muito quente é de da dó ele fica desesperado querendo sair mas não consegue peço alguma ajuda urgente fone 3903-2615

    ResponderExcluir
  3. Tem um cachorro na rua lucelia 236 Jardim Alvorada Santo Andre cep 09180480 que chora o tempo inteiro ele tem o corpo todo com ferida e parece que os donos nem ligam
    Ele precisa de ajuda, ALGUÉM PODERIA SOCORRER ESSE CACHORRO
    ELE DEVE TA COM PULGA CARRAPATO E ALERGIA
    CORRAM ENQUANTO É TEMPO
    Eu nao pego ele porque moro em apartamento
    E um cachorro da raça bigou, o choro dele doi o coração
    SOCORRO ELE CLAMA POR SOCORRO
    QUE SÃO FRANCISCO DE ASSIS POSSA AJUDAR ESSE CÃOZINHO.

    ResponderExcluir
  4. Tem 2 cachorros grandes que ficam presos em um apartamento pequeno, em um espaço sujo e muito fedido.
    Rua Incas 230 - apto 2, Valparaiso - cep 09060-130

    ResponderExcluir
  5. tem um cachorro de grande porte que fica preso na área da frente da casa nº117 da rua crisandálias no jardim das industrias são Jose dos campos;cachorro não toma sol ,fica o tempo todo sujo e com mau cheiro horrível o local;o animal não tem culpa o pior é que já foi feito denuncia mas voltou novamente os maus tratos ;para mim é maus tratos pela situação do animal ,nota-se que é um animal muito triste

    ResponderExcluir
  6. Maus tratos à um cachorro, ele vive preso, está todo machucado, muito magro, doente, endereço e rua Iguaçu 181 santo André SP

    ResponderExcluir
  7. Maus tratos há cachorro, ele não pode nem latir q apanha e a noite vive gemendo, e vive em um local de 1,20m/4,50m todo santo dia!!! Francisca Maria de Sousa num. 279 casa 2 Vila Rangel região norte. CEP. 12211461

    ResponderExcluir
  8. Há um labrador porte grande q só vive em um local garagem junto com uma eco ec-sport e só abra pra ele de 4.0m/ 2,0m é todo dia de manhã após uma 8:00 h ela late sem parar até umas 11:00h endereço. Trav. Ermínio intrieri num. 279 casa 6 Vila Rangel região norte, CEP 12211463

    ResponderExcluir
  9. Na rua Sagres, 185, Vila Luzita, tem uma Labradora e um cachorro de médio porte que ficam presos na corrente o dia inteiro, não saem da casa de madeira. A Labradora está com ferimentos causados por moscas e o cachorro de médio porte, chora o dia inteiro e a noite inteira passa arranhando a madeira da casinha. A dona bate nele com a vassoura, joga criolina na cara desse cachorro. Esse cachorro de médio porte pertence ao filho dela que mora num apartamento e largou o cachorro para sofre na casa da mãe. O espaço que eles ocupam e muito pequeno para o porte deles.

    ResponderExcluir
  10. na rua campos do Jordão ao lado do 181 tem 10 cachorros que sofrem maus tratos ja foi denunciado mas ninguém resolve isso é um absurdo o UE está acontecendo com os animais

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Tem um condomínio em frente a minha casa, onde na sacada fica um cachorrinho, que late sem parar... De tanto latir o bichinho está rico,isso é quase o dia inteiro, de segunda a segunda.
    Estou morrendo de dó dele... Sem contar como atrapalha assistir TV e etc...

    ResponderExcluir
  12. Pfvr tem uma mulher maltratando os cachorrinhos em frente de minha casa , ela não está dando Ração , tem mais de 5 cachorros grandes e 6 filhotes , quando os cachorrorrinhos escapa ela pega eles e joga no chão e eles fica agonizando lá , pfvr me ajudem a denúncia meu número e (12) 996244686 josilene (12) 996434283 Daiane
    Temos um vídeo dos maus-tratos..

    ResponderExcluir